Capacitação de Doulas Pré-Parto, Parto e Pós Parto/Amamentação, Práticas em Maternidade.

A Formação do Vínculo Mãe Bebê


Programa:
.
O curso será dividido em 3 módulos ‒ com carga horária de 20 horas cada‒ e a prática de observação a partir do módulo II.

:: Módulo I :: A pré-história da família (mãe-bebê-pai)
Encontros quinzenais toda quarta-feira de 14/09 a 03/12

:: Módulo II :: Observação da relação mãe-bebê - Método Ester Bick
Encontros quinzenais: início em março de 2012

:: Módulo III :: Diferentes abordagens sobre o desenvolvimento humano
Encontros quinzenais: início em julho de 2012

:: Prática :: Observação de bebês
Observações semanais de 1 hora de duração: início a partir do módulo II

Carga Horária Total: 86 horas
20 horas cada módulo + 26 horas de observação

Investimento por Módulo: R$ 750,00 à vista ou R$ 250,00/mês
 
Dia e Horário: 

Módulo I: encontros quinzenais às quartas-feiras das 19h30 às 22h
.
Local:
Espaço Dar a Luz: Rua Antônio Rogê Ferreira, 33 – Jd. Paineiras – Campinas-SP
.
Contato:
.
Sílvia Nogueira Cordeiro - silvianc2000@hotmail.com
19 9390-8653 / 3241-8803
.
Lucia Caldeyro Stajano – daraluz.lucia@gmail.com
19 3251-8137 / 3295-9897 / 9133-1933 (TIM) / 9822-2048 (VIVO)

Conteúdo Programático:

.
:: Módulo I ::
A pré-história da família (mãe-bebê-pai)

Aula 1: Apresentação do programa
Aula 2: Pré-história da gravidez
Aula 3: Aspectos emocionais do ciclo gravídico puerperal
Aula 4: bebê antes de nascer: Capacidades sensoriais e cognitivas. Interação mãe-feto
Aula 5: Os pais perante a chegada do bebê
Aula 6: Vivências do parto e nascimento
Aula 7: A constituição do vínculo mãe-bebê-pai
Aula 8: Psicopatologia do pós parto
Aula 9: bebê real: as capacidades do bebê. Interações patológicas

:: Módulo II ::
Observação da relação mãe-bebê – Método Ester Bick

Aula 10: A relação objetal
Aula 11: A função paterna
Aula 12: O método Esther Bick da observação de bebês
Aula 13: Ética na observação de bebês
Aula 14: O papel do observador e da importância desta atividade para o psicoterapeuta. Elaboração do projeto de atividade campo
Aula 15: Notas sobre o brincar 1. Elaboração do projeto de atividade campo
Aula 16: Notas sobre o brincar 2. Elaboração do projeto de atividade campo
Aula 17: As origens do apego e da criatividade na criança – Elaboração do projeto atividade campo
Aula 18: A clínica do bebê 1- estados depressivos no bebê – Elaboração do projeto atividade campo
Aula 19: A clínica do bebê 3: Prematuridade, mal formações, doenças somáticas. Fertilização assistida – Supervisão atividade prática

:: Módulo III ::
Diferentes abordagens sobre o desenvolvimento infantil

Aulas 20 e 21: Teorias Psicanalíticas sobre o desenvolvimento infantil: Winnicott, Klein, Lacan. Supervisão atividade prática
Aulas 22 a 28: Teorias Psicanalíticas infantil: Winnicott, Klein, Lacan. Supervisão atividade prática
Aulas 29 a 32: Supervisão atividade prática – Elaboração do trabalho escrito
Aulas 33 a 35: Aspectos da transferência na relação com a família. Elaboração do trabalho escrito
Aula 36: Atuação preventiva e profilática do psicólogo na prática da observação. Elaboração do trabalho escrito
Aulas 37 a 40: Supervisão clínica da prática. Apresentação para o grupo do trabalho escrito
Aulas 41 a 44: Supervisão clínica da prática. Elaboração do artigo
Envio do artigo para publicação

Profissionais Responsáveis:

Sílvia Nogueira Cordeiro
Psicóloga Clínica PUCCAMP, Doutora em Ciências Biomédicas-UNICAMP, colaboradora do GPA, Membro do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa- UNICAMP e da Escola de Psicanálise Lacaniana de Campinas

Lucia Caldeyro Stajano
Pedagoga, Psicodramatista, Educadora Perinatal, Doula, capacitada e com curso de Doula Trainer pela DONA, Doulas of North América. Membro fundadora e vice-presidente da ANDO, e membro da REHUNA integrante do Grupo e Parto Alternativo/ CAISM /UNICAMP.