Capacitação de Doulas Pré-Parto, Parto e Pós Parto/Amamentação, Práticas em Maternidade.

CAPACITAÇÃO DE DOULAS


Doula: 
Uma contribuição efetiva à humanização da assistência ao Parto
ao empoderamento feminino!
 e a diminuição das desnecesáreas 

TODA MULHER TEM DIREITO AO APOIO DE UMA DOULA
Se DOULA fosse aparelho tecnológico seria antiético não prescreve-la. Klauss/Kennel

Evidências científicas comprovam
Rede Cegonha /Ministério da Saúde e 
CBO Código Brasileiro de Ocupação reconhecem
Organização Mundial da Saúde/OMS e OPAS recomendam
REHUNA Rede pela Humanização do Nascimento
e FORUM pela HUMANIZAÇÂO do NASCIMENTO defendem
Cada dia mais governos Estaduais e Municipais reconhecem
Defensoria Publica / NUDEM
e cada dia mais mulheres /casais /famílias valorizam e solicitam


JUNTE-SE  A NOS 
Mais de 2000 doulas capacitadas desde 2003



  Mais que uma capacitação técnica, uma EXPERIENCIA TRANSFORMADORA!!!!
    FICHA DE INTERESSE E PRÉ-INSCRIÇÃO


69ª CAPACITAÇÃO DE DOULAS 
20 à 22 de abril
Teórico-Prático-Vivencial 
32h - SEMI-IMERSÃO

OBJETIVO: Capacitação de doulas para apoiar mulheres e seus companheiros e familiares durante o trabalho de parto, parto e pós-parto, dando conforto físico, afetivo e psicológico, favorecendo uma experiência de parto positiva e integradora.

PROPOSTA: As informações passadas são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, na Medicina Baseada em Evidências, e no saber das parteiras tradicionais, destacando-se o resgate do potencial de dar a luz de forma natural e o parto normal com o menor número de intervenções possível com um profundo respeito a fisiologia do parto  aos aspectos bio-psico-sociais.

METODOLOGIA: SEMI-IMERSÃO - 32h Teórico-prático vivencial. Além de aulas expositivas e demonstrações de práticas e técnicas, diversas dinâmicas roll-playing e dramatizações facilitam a vivencia de experiências significativas que favorecem a integração dos conhecimentos de forma vivencial. 

MATERIAL: Fornecemos apostila com materiais complementares. e DVD contendo vídeos, músicas e algumas aulas, .

Divulgaremos o nome das alunas formadas (que cumprirem toda carga horária) em nosso site.
.
A QUEM SE DIRIGE: Profissionais da área de enfermagem, Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiras Obstetras, Agentes comunitários, Médicas(os), Psicólogas, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas,ENTRE OUTRAS 
Estudantes e docentes dos cursos acima citados,
Gestantes e Mães, que simpatizam com a humanização do parto 
Mulheres que desejam desenvolver competências, ligadas às relações humanas, afetividade e valorização do feminino
Voluntarias 
E todos aqueles ligados direta ou indiretamente à assistência ao parto.
OBS: Não é necessário ter completado a graduação ou curso superior ou ser necessariamente profissional de saúde.

Se destina também a Doulas já capacitadas que desejam RECICLAR e aprofundar seus conhecimentos numa metodologia que busca o empoderamento feminino e o desenvolvimento  profissional.

CERTIFICADO da ESCOLA DE DOULAS ANDO/Campinas, será fornecido no último dia do curso para os participantes com mais de 80% de presença.

CARGA HORÁRIA:32h   (Teórico-Prática-vivencial)

HORÁRIO: Sexta e  Sábado das 8:00 às 13:00/14:30 às 19:30hs.
Domingo das 8:00 às 13:00/14:30 as 18:00hs.

LOCAL: Rua Antônio Roge Ferreira, 33, Jardim das Palmeiras. Campinas. Cep: 13092-572.
___________________________________________________________________________________________________          


INSCRIÇÃO:
1) Preencher a FICHA-Pre-Inscrição(clique)

2) Efetuar pagamento do VALOR TOTAL ou  da 
MATRICULA e parcelas com data anterior ao inicio do curso  na  conta indicada a seguir 

Banco: ITAU 341 
Agência: 6393
Conta corrente: 06781-1
em favor de Lucia Caldeyro S. 

3) Enviar os comprovantes de pagamento por FAX (19) 3251-8137 , por e-mail escola.doulas@gmail.com
ou  WhatsApp para 19)99503-3737

OBS: A vaga estará garantida somente após o envio do comprovante de pagamento!


PROGRAMA:

Resgate da confiança na capacidade de dar a luz Resgate do “poder” de parir. “Re-empoderamento”

* Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor, da bacia pélvica e do soalho pélvico. Fisiologia da dor e do stress. Fisiologia do parto. Etapas do trabalho de parto e parto . Tipos de parto. Posições para o parto.

Assistência ao parto no Brasil e no mundo ao longo das épocas e na atualidade. 
Procedimentos médicos mais utilizados (indução, episiotomia, anestesia, fórceps, cesariana etc.)
Pilares da Humanização

Importância da doula
História das doulas no Brasil e no mundo. Como surgiram as doulas. Situação atual.
* Evidencias cientificas dos Benefícios da presença da doula para a mãe, para o bebê, para os vínculos mãe-bebê pai-bebê e familiares; Vantagens para a Instituição e para o Sistema de saúde.

Papel da doula 
* Papel da doula antes do parto. Primeiros contatos. Relação doula gestante/casal. Escuta ativa. Preferências de parto. Escolha informada. Plano de parto. Contrato Pré-natal.

* Papel da doula no trabalho de parto e parto. Medidas de apoio físico, emocional e de informações que fortalecem a habilidade inata de dar a luz e a vivencia positiva do nascimento. Percepção de recursos internos. Técnicas não farmacológicas para conforto e alívio da dor. Posições a movimentações e técnicas para melhorar a progressão do trabalho de parto. Técnicas de massagem, relaxamento, visualização e respiração. Mão amiga, água, calor, música no trabalho de parto e nascimento. Vivencias, Rollplaying e dramatizações de situações de trabalho de parto e parto

* Papel da doula no pós-parto imediato. Favorecendo o encontro, o vínculo e a amamentação e elaborando e preservando a memória do parto.* Primeiras horas de vida do bebê – rotinas e atendimentos humanizados;

* O papel da doula no parto difícil ou prolongado, no parto com analgesia e na cesariana.

* Papel da doula no apoio ao acompanhante de escolha da mulher e a família

Profissionalização da doula
* Atribuições e limites da prática da doula na equipe de saúde que dá assistência à parturiente; Relacionamento com equipe médica, de enfermagem e com a mulher, acompanhante de escolha  e família
* Código de ética; Normas de conduta; Relatos de situações reais
* Roll-playing e dramatizações de situações reais
*Tipo de doulas e campo de atuação. Doula particular, institucional, voluntária e comunitária.* Motivação e objetivos pessoais e profissionais.

Metodologia TEÓRICO - PRATICA - VIVENCIAL com apresentação de diversos VIDEOS ilustrativos ao longo do curso).

REALIZAÇÃO: Escola de Doulas ANDO/Campinas   
Rua Antônio Rogê Ferreira 33, (Condomíinio)  Jardim das Palmeiras, Campinas, SP.  MAPA.   
              

APOIO:  Espaço Dar a Luz   
REHUNA, Rede pela Humanização do Nascimento


EQUIPE DOCENTE 
Coordenação: 
.
• Lucía Caldeyro, Pedagoga, Psicodramatista, Educadora Perinatal, Doula, capacitada e com curso de Doula Trainer pela DONA, Doulas of North América. Membro fundadora e vice-presidente da ANDO em 2003, e membro da REHUNA. Integrante do Grupo e Parto Alternativo/ CAISM /UNICAMP desde 1984 ate 2011. Coordenadora de cursos de capacitação de doulas autônomas e de voluntárias em parceria com Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais, desde 2003 ate a presente data. Mãe de 4 filhos, 2 nascidos de parto normal natural hospitalar.

Neusa Berlese Oliveira Jones - Zeza. Enfermeira obstetra, Parteira com larga experiência em partos institucionais. Trabalha na assistência ao parto junto a equipe interdisciplinar de assistência a partos hospitalares e domiciliares em Porto Alegre e região. Doula capacitada pela DONA, Doulas of North America, membro fundador da ANDO Associação Nacional de Doulas em 2003. Mãe de 2 filhos nascidos de parto normal/natural. Tem hoje 2 netos.

Professores e Consultores da Escola ANDO/Campinas

• Dr.Ricardo Herbert Jones: Médico Obstetra e homeopata. Escritor e palestrante no Brasil e no exterior, proferiu palestras sobre parto humanizado em países como Estados Unidos, México, Portugal, Inglaterra, Bulgária, Escócia e dezenas de cidades brasileiras.  Grande entusiasta do parto humanizado é referência na discussão sobre a melhoria da qualidade no atendimento ás parturientes. Publicou os livros. "Memorias do homem de vidro" e "Entre as orelhas", entre outros. 
Consultor da ESCOLA de DOULAS ANDO/Campinas ANDO. Membro da REHUNA.

 Dr. Carlos Eduardo Correia - Cacá: Médico Pediatra, Neonatólogo, Consultor em aleitamento, materno. Treinador em reanimação Perinatal da Soc. de Pediatria. Pioneiro e ainda atuante junto a equipes que prestam assistência em partos humanizados no estado de SP e região. Trabalha com estrategias de desenvolvimento de vínculo e com a construção da consciência da importância de se estabelecer uma relação de prazeres da mãe e do pai com seu bebê.

 Prof . Dr. José Hugo Sabatino Bono: Médico Ginecologista, Obstetra, Perinatólogo, Coordenador do Grupo de Parto Alternativo do CAISM/UNICAMP desde 1980 a 2011, consultor da Escola de DOULAS ANDO/ Campinas e Membro Fundador da REHUNA. Professor aposentado da Unicamp. Autor de diversos livros, lançou recentemente o livro Atenção ao Nascimento Humanizado - Baseado em Evidências Científicas.

 Dra. Antonieta Keiko Kakuda Shimo: Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmentee é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, saúde e direitos reprodutivos, direitos e saúde sexual com abordagem em gênero e saúde da família. É líder do Grupo de Pesquisa "Saúde da Mulher e do Recém-nascido" cadastrado no CNPQ.

 Dra. Raquel Ribeiro Pavão Koberle: Advogada, inscrita na OAB-SP sob o N° 178.081. Graduada pela Faculdade de Direito da PUC de Campinas e Especialista em Direito Tributário, títulada pela mesma instituição. Foi professora universitária na área de Responsabilidade Civil e atua na assessoria jurídica preventiva e contenciosa nas areás do Direito Comercial e Tributário, com ênfase em Direito Societário, Direito Bancário, Recuperação de Empresas e responsabilidade tributária de sócios e administradores de sociedades empresariais.

Dra. Silvia Cordeiro: Psicóloga Clínica PUCCAMP, Doutora em Ciências Biomédicas UNICAMP, colaboradora do GPA, CAISM/UNICAMP por diversos anos membro do laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa - UNICAMP e da Escola de Psicanálise Lacaniana de Campinas. Docente no departamento de Psicologia e Psicanalise da UEL.


OBS: Pelo menos 3 professores participarão da capacitação.

_______________________________

MÃES QUE ESTÃO AMAMENTANDO AO SEIO PODEM TRAZER O BEBÊ. Solicitamos que venham junto com uma cuidadora para ficar com o bebê sempre que necessário para não interferir com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento do curso.

__________________________________

MAIORES INFORMAÇÕES:
                           (19) 3251-8137 (19) 3305-8367 (NET)                             cel: (19) 99503-3737(Claro) WhatsApp

                                  _______________________

ALMOÇO
Informaremos opções de restaurantes da região no 1 dia do curso

OPCIONAL a confirmar :
ALMOÇO NO LOCAL R$ 25,00
SELF SERVICE: Suco,  legumes e saladas diversas, arroz, feijão,farofa macarrão, carne/ frango/ peixe, sobremesa.


____________________________________________________


HOSPEDAGEM

HOSTEL no local da Capacitação   https://www.facebook.FOTOS HOSTEL  
DIÁRIA por pessoa R$120:00 Inclui roupa de cama e banho, 
Café da manha completo, Sopa /Tortas /Fruta de NOITE , ESTACIONAMENTO / INTERNET / WiFI
(Favorece a integração e a troca de experiencias. Economiza tempo e dinheiro)

SUGESTÕES DE HOTÉIS EM CAMPINAS  
(Valores sujeitos a atualização) 

CAMPINAS RESIDENCE APART HOTEL (mais próximo do local do curso) É bom reservar com bastante antecedência pois costuma lotar.
Fone: (19) 3797-1155 ou (19) 8126-5191 c/Daniel A.Serpa
- www.residenceaparthotel.com.br - Internet com e sem fio e café da manhá incluido em todos.
Pode-se combinar condução desde o aeroporto ou Rodoviaria e para trazer e levar para o curso todo os dias c/Daniel A.Serpa (19) 8126-5191
Single: (quarto e banheiro) R$165,00- incluso cafe e estacionamento 
Duplo: R$205,00- incluso cafe e estacionamento 
Triplo: R$245,00 suite para 3 pessoas - incluso cafe e estacionamento 

HOTEL IBIS (perto do curso) -
Av Aquidaban 440 , Centro 13026510 – CAMPINAS/BRAZIL
Tel. : (+55)19/37312300 Fax. : (+55)19/37312310
R$ 205,00 por quarto single para 1 ou 2 pessoas, café da manhã R$16,00 e R$18,00 estacionamento

Monreale Hotel Classic Campinas
Av. Aquidabã, 280 CEP 13015-210
Tel.: 55 (19) 3739.2100
reservas.classic@monrealehotels.com
R$288,00 para 1pessoa - R$ 344,00 para 2 pessoas - R$432,00 para 3 pessoas café incluso R$ 18,00 de estacionamento

Hotel Opala Estação
Single: R$94,00 diária + 5% ISS  Cafe R$15  Estacionamento R$10,00
Duplo  R$118,00 + 5% ISS  Cafe R$15 Estacionam  R$10,00
Avenida Andrade Neves, 108 - Centro - Campinas - SP,
CEP 13010-160 - (19) 3731-4119 (19) 3731-4119


Hotel Opala Avenida
Single: R$162,00 diária+5% ISS  Cafe incluso Estacionamento R$10,00
Duplo:  R$225,00 + 5% ISS  Cafe incluso Estacionamento R$10,00
Triplo:  R$260,00 + 5% ISS  Cafe incluso Estacionamento R$10,00
Avenida Campos sales 161 - Centro - Campinas - SP,
CEP 13010-160 - (19) 3731-4119  (19) 3731-4119

HOTEL BRASIL
Av. Andrade Neves, 620 - Campinas - SP, 13013-161 Perto da RODOVIÁRIA e facil acesso ao local do curso
Single com banheiro coletivo R$27.00 - 
Single com banheiro privativo R$48.00 
Duplo R$80.00 e 
Triplo R$105,00 com café da manhã incluso
daniellucianobrasil@msn.com
Tel. (19) 3231-0539

HOTEL SLEEP INN GALLERIA
Av. Dr. Carlos Grimaldi, 1653 - Jd. Conceição.Fica do lado do Shoping Galleria - na Av Dom Pedro - 
Fone: (19) 2137-2200 E-mail: sigalleria@atlanticahotels.com.br.
Single: R$ 335,00 5% ISScom café da manhã, internet 
Duplo: R$ 391,00 5% ISS com café da manhã, internet 

HOTEL TRYP -
Single: R$ 349,00 +5%, café da manhã incluso Estacionam R$21/dia
Duplo: R$ 379,00+5%  café da manhã incluso Estacionam R$21/dia 
Rua Severo Penteado, 140 - Cambui, 13025050, Campinas - BRASI
Contato do hotel Tel: 19 3753-8000 - Fax: 19 3753-8001
E-mail: tryp.campinas@solmelia.com
Telefone de reservas: 0800 703 33 99

Monreale Hotel Classic Campinas
Av. Aquidabã, 280 CEP 13015-210
Tel.: 55 (19) 3739.2100
Triplo: para R$ 249 + 5%
reservas.classic@monrealehotels.com

COMFORT SUITE
Rua Embiruçu,300 Bairro Alphaville CEP 13098320
FONE: 5519) 2137-9000 / Fax 5519) 2137-9001
Single: R$316 por dia +5% ISS  Cafe e internet incluso  Estacionam R$16/dia
Duplo: R$361 por dia Cafe e internet incluso Estacionam R$16/dia
Triplo: R$411 por dia+ 5% ISS Cafe e internet incluso  Estacionam R$16/dia

MERCURE CAMPINAS
Avenida Avenida Aquidaban 400 Centro Campinas CEP 13015-210
(+55)19/37337700 - Fax : (+55)19/37337707 - e-mail : h5181-re@accor.com
http://www.mercure.com/
Single: R$414 + 5% ISS  Cafe e internet incluso  Estacionam R$21/dia
Duplo: R$274,00 + 5% ISS  Cafe e internet incluso  Estacionam R$21/dia 

M N Porto Hotéis Ltda
Rua Santos Dumont, 291 - Cambuí, Campinas, 13024-020 (19) 3251-7162 ‎
R$  ,00    para 1pessoa R$ ,00 para2 pessoas R$274+50,00 para 3 pessoas

HOTEL ITAPEMA - VALINHOS - SP -
TEL.: (19) 3871-8511 (19) 3871-8511 
Single: R$ 165,00 c/ar cond café e estacionamento incluso 
Single: R$ 150,00 c/ventilador - café e estacionamento incluso Duplo: R$ 235,00 c/café e estacionamento incluso
Rua Luiz Natale Medeia, 20 - Valinhos
(0xx)19 3871-8511  19 3871-8511
www.hotelitapema.com.br/


Hotel Fonte Santa Tereza
O Hotel Fonte Santa Tereza Vila Santana - Valinhos - SP CEP 13274-060.
Fone: (19) 3849 8800 (19) 3849 8800
Single; R$163,00 c/café e estacionamento e internet  incluso
Duplo: R$ 242,00 c/café e estacionamento e internet  incluso
Triplo  R$344 c/café e estacionamento e internet  incluso
www. Fonte Santa Teresa .com.br
Reservas @fontesantateresa.com.br


OUTRAS OPÇÕES - CONSULTE 08008910001


(A organização do curso esta a disposição para facilitar o contato entre vocês caso queiram compartilhar o quarto de hotel com outras pessoas do curso. E agradecemos entrar em contato caso haja possibilidade de hospedar pessoa(s) que venham de outra cidade.

_______________________________________________

SUGESTÕES HOSPEDAGEM: POUSADAS - Barão Geraldo.


Pousada Tia Léo – Fone: (19) 3288-0579 - Falar com Sandra: Rua Ângelo Vicentin, nº 822 - Próximo ao Terminal de Barão Geraldo e delegacia. Diária: Single: R$80,00 - Café da manhã exceto dom e feriados) Estacion perto   
Duplo: R$140,00  Café da manhã exceto dom e feriados) Estacion perto  
Triplo R$180,00 (pode ser 4 pessoas).Café da manhã exceto dom e feriados) Estacion perto   

Pousada Napoleão - Fone: (19) 3256-3386/3832-6455 - Falar com Aldir - Faça sua reserva com 03 dias de antecedência. Rua Prof. Luiz de Pádua, nº 225 – Jardim Santa Cândida perto da Boite Pasha / Próximo à Unicamp. Diária: R$25,00 (confirmar) com café da manhã em quartos para 4 e 6 pessoas, com TV, e banheiro.

CONDUÇÃO de ÔNIBUS Pegar as linhas que vem do centro de Campinas para Sousas, Joaquin Egidio e Gramado. Descer no ponto da Hipica de Campinas, atavesar a pista e descer 100m. pela rua Açai. ate o local do curso (Condominio-Grade azul)


Estamos a disposição para facilitar o contato entre vocês caso queiram compartilhar o quarto de hotel com outras pessoas do curso. Agradecemos entrar em contato caso haja possibilidade de hospedar pessoa(s) que venham de outra cidade.
_____________________________________

Ônibus:

Quem vem de cidades da região a referencia é a rodovia Dom Pedro.
Quem vier de TÁXI ou onibus pode falar ao motorista que fica a 1 quarteirão da portaria principal do Clube Hípica de Campinas.
Quem vem de ÔNIBUS, descer no ponto da Hípica atravessar a pista e descer pela rua Açaí um quarteirão até uma grade azul (Condomínio)
OS ÓNIBUS QUE TE DEIXAM A 2 QUARTEIRÕES DO LOCAL DO CURSO SÃO:
  • SOUSAS-396 que sai da RODOVIÁRIA nova
  • JOAQUIM EGÍDIO-392- que sai da Estação Expedicionários (Estação de trem / tijolinhos vermelhos)
  • GRAMADO-397 - que sai da Estação Expedicionários (trem)
  • NOVA 390 - que sai da Estação Expedicionários (trem)
_____________________________________

Avião:

Para quem  CHEGA A CAMPINAS de AVIÂO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
CONFIRME VALORES: 3733-5000

OPÇÃO 1 :   PEGAR ÔNIBUS da VIAÇÃO LIRA BUS   - R$ 9,00 -  DESDE AEROPORTO de VIRACOPOS até a RODOVIÁRIA de CAMPINAS  -   SAÍDAS: 5:45  6:20  6:50  8:00  8:45  9:30  10:15  11:15  12:15  13:00  13:30  14:30  15:50  16:30  17:00  17:30  18:15  19:00   19:45  20:30  21:15  22:15  23:15  00:30 OK

OBS: DESCER NO LARGO DO PARÀ (centro de Campinas) Local mais perto da capacitação 
e pegar um TÁXI alé mesmo no Largo do Pará, até o local do curso,
que custará  R$25 em horário comercial R$35  fora do horário comercial



OPÇÂO 2:   Pegar TÁXI desde o AEROPORTO até o LOCAL da CAPACITAÇÂO
Sai entre R$80 e R$100

 _________

Para quem  VAI EMBORA DE CAMPINAS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

OPÇÃO 1 : PEGAR ÔNIBUS da VIAÇÃO LIRA BUS   - R$ 9,00  - que  SAI da RODOVIÁRIA de CAMPINAS e chega ao AEROPORTO de VIRACOPOS Parando no LARGO DE PARÁ (Local mais próximo ao curso) e de diversos hotéis recomendados por nos

SAÍDAS da Rodoviária de Campinas:  4:45   5:15   5:50   6:50   8:00   8:45   9:20   10:15 11:15 12:15  12:45  13:45  15:10  15:45  16:15  16:45  17:15  18:00  19:00  19:30  20:30  21:15   22:15   23:45

Parada no Largo do Pará: (Local mais próximo ao curso):  4:55  5:25  6:00  7:00  8:10
9:00  9:35  10:30  11:30  12:30  13:00  14:00  15:25  16:00 16:30  17:00  17:30  18:15 19:15  9:45  20:45  21:30  22:30  23:55



OPÇÂO 2:   Pegar TAXI desde o LOCAL da CAPACITAÇÂO ou do hotel
até o AEROPORTO 
 Sai entre R$80 e R$100


 _________________________________________

Taxi 
Traslado executivo Figueiredo 
19)99352-7225 99973-3236 - valor normal



_____________________________________

METODOLOGIA 
CAPACITAÇÃO E ESTÁGIOS 


Humanizar a assistência ao parto implica muitas vezes em profundas modificações de comportamento de atitude, de valores e de filosofia.... Por isso não é fácil promover mudanças...

Segundo Felá Moscovici: “As mudanças pessoais podem abranger diferentes níveis e aprendizagem: Nível cognitivo (informações , conhecimentos,compreensão intelectual) Nível emocional (emoções sentimentos gostos preferências. Nível atitudinal percepções conhecimentos emoções e predisposição para a ação integrada e...Nível comportamental (atuação e competência)

Para abordar aspectos emocionais, atitudinais e comportamentais é preciso mais do que as técnicas formais utilizadas para o repasse de novos conhecimentos, que levam em conta apenas aspectos cognitivos.

Quando se busca uma mudança mais profunda é importante alem de informações e conhecimentos teoricos, propiciar experiências significativas com potencial de sensibilizar e gerar mudanças. As dinâmicas de integração, acolhimento, cuidado, massagem e relacionamento interpessoal, realizados num ambiente de acolhimento, contenção e confiança sao importantes instrumentos que junto com as dramatizações, roleplaying, propostas na capacitação, são importantes instrumentos que , possibilitam quebrar o gelo, integrar, desinibir, divertir, e experimentar....

Experimentar falar ... e ser ouvida, aceita e respeitada.
Experimentar cuidar... e ser cuidada.
Experimentar tocar ... e ser tocada.
Experimentar acolher... e ser acolhida.
Experimentar recursos para alivio da dor.
Experimentar construir conhecimentos a partir de experiências significativas das participantes...

Fortalece a confiança na capacidade de cuidar, a postura ativa, a criatividade, a auto-estima e o empoderamento das participantes na construção do papel da doula,"nova" integrante da equipe de saúde que colabora no resgate da dimensao essencial do cuidado: a relação humana... e o apoio ao parto-nascimento não só de um bebê, mais de uma mãe, de um pai de uma nova família – um momento especialíssimo um verdadeiro ritual de passagem com potencial de ser uma vivencia profunda de crescimento e transformação para doulas capacitadas pela Associação Nacional de Doulas/ANDO
_______________________________________
ESPAÇO DAR A LUZ - 
ESCOLA DE DOULAS, ANDO/Campinas 

CURSOS E PRÁTICA PROFISSIONALIZANTES 
 PARA DOULAS E EDUCADORAS PERINATAIS 
(doulas capacitadas pela ANDO/Campinas )


PRÁTICA EM GRUPO DE GESTANTES / CASAIS 
- 24 horas -

Público alvo : 

Doulas (Capacitadas pela ANDO/Campinas )Educadoras Perinatais e outros profissionais  que jã atuam em instituições hospitalares ou Postos de saúde junto a gestantes casais grávidos e parturientes. 


Objetivo geral: Contribuir para o inicio ou desenvolvimento da prática profissional das doulas educadoras perinatais e outros profissionais que atuam junto a mulheres e familiares no ciclo gravídico puerperal.

Objetivos especificos:  

* Propiciar a participação em grupo de gestantes e ou grupo de casais gravidos na qualidade de  observador co-participante. (8 encontros)  

* Propiciar a vivencia de metodologia desenvolvida ao longo de 30 anos de atuação no apoio e coaching de gestantes, casais e familiares na preparação para o parto e cuidados com o bebê e aleitamento materno. 

* Propiciar oportunidade de ministrar aulas supervisionadas dentro da metodologia do Espaço Dar a Luz

* Oferecer Supervisão antes e após o grupo de gestantes /casais 

* Oferecer oportunidade de contato com gestantes/casais gravidos

* Oferecer informações sobre e contato profissional com maternidades, médicos e/ou enfermeiras obstetras que assistem partos humanizados 



Investimento: R$1.600.00 Poderá ser efetuada matrícula e até 5 parcelas

Vagas Limitadissimas !!!!!!
OBS: BOA OPORTUNIDADE DE INICIAR A `PRATICA PROFISSIONAL NA PREPARAÇÂO PARA O PARTO E NAS DOULAGENS!!! 

_____________________________________________________


 SUPERVISÃO 
Antes durante e após a doulagem 
de partos domiciliares ou hospitalares


PÚBLICO ALVO: Doulas capacitadas pela ANDO/Campinas

OBJETIVO: Oferecer oportunidade de iniciar a prática da doulagem em partos hospitalares e ou domiciliares contando com  supervisão e processamento da experiencia, antes durante e depois do trabalhho de parto e parto e pós parto imediato 

PROGRAMA: Encontros Individuais ou em grupo  para acompanhamento dos primeiros encontros como doula e da pratica profissional de doulagem
Consulte!!
___________________________________________________


 SUPERVISÃO DO APOIO
antes e após a doulagem 
Individual  ou Grupo.

PÚBLICO ALVO: Doulas capacitadas pela ANDO/Campinas

OBJETIVO: Oferecer oportunidade de iniciar a prática da doulagem em partos hospitalares e ou domiciliares contando com  supervisão e processamento da experiencia, antes e depois do trabalhho de parto e parto e pós parto imediato 

PROGRAMA: 4 encontros Individuais ou em grupo  para acompanhamento dos primeiros encontros como doula e da pratica profissional de doulagem
Consulte!!

_______________________________________________________________

SUPERVISÂO 
durante a doulagem 

Objetivo: Acompanhar e supervisionar a doulagem do trabalho de parto e parto.
Modalidade: Individual 

Consulte!!
_______________________________________________ 


PRATICA SUPERVISIONADA
DE PROFISSIONAIS DA SAUDE
que jã atuam em instituições hospitalares ou Postos de saúde junto a gestantes casais grávidos e parturientes. 

Modalidade: Individual ou Grupo

Consulte!!
___________________________________________________

OPORTUNIDADE ÚNICA
NÂO PERCA!!!.

  CURSO PRATICO AVANÇADO SUPERVISIONADO EM SALA DE PRÉ PARTO E PARTO EM MATERNIDADE
Para apoio de mulheres em trabalho de parto e parto 

Público Alvo: Doulas capacitadas pela ANDO/Campinas 30 horas 
VAGAS LIMITADÍSSIMAS!!!!!
CONSULTE
Investimento:  R$1323.00 (a vista ou parcelado em ate 5 vezes)